Programar é preciso. Compartilhar acontece.

Certa vez, ministrei uma disciplina de introdução à programação.

Ao corrigir a primeira versão de uma atividade, percebi muitas semelhanças nos mesmo erros e, em alguns casos, nos acertos.

Algumas soluções me surpreenderam. Adoro essa diversidade da sala de aula.

Turma grande, aulas em período de distanciamento físico, não tem como conversar com cada um.
Assim, fiz um resumo do que percebi, mandei para a turma e vou compartilhar aqui.

Segue:

De modo geral, todos estão conseguindo resolver bem os problemas com algoritmos bastante criativos. Já prevejo um ótimo resultado no final do período. Para encurtar tempo e compartilhar a todos o que percebi, já adianto que estão todos de parabéns, e gostaria de compartilhar alguns pensamentos que tive durante os testes dos algoritmos enviados, e algumas sugestões de leitura.

1. Antes de procurar soluções de terceiros, tente desenvolver suas próprias ideias. Isso cria mais conexões no cérebro, que é sua principal ferramenta de trabalho.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/27/ciencia/1540643073_895649.html

2. Não faz mal aproveitar ideias dos outros. A ciência faz isso, mas tente dar sua contribuição, senão o resultado será uma cópia.
https://envolverde.cartacapital.com.br/em-defesa-compartilhamento-publico-de-dados-cientificos/

3. Verifiquem seus algoritmos, e peça que outros o testem. É importante verifica o produto antes de entregar ao mercado. Se você faz cada atividade pensando que isso é um treino para o seu ''eu profissional'', estará preparado para enfrentar imprevistos mais cedo que o esperado e terá chance de um maior reconhecimento no seu produto/serviço.
https://www.tecmundo.com.br/macos/1698-o-que-sao-versoes-alfa-beta-rc-e-final-.htm

4. Fazer o mínimo pode ser o suficiente. Esforçar-se para ir além é uma escolha. Cada um tem um resultado diferente a longo prazo, dependendo dessa escolha.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/teoria-caos.htm

5. Seu professor vai avaliar se está apto a passar na disciplina, não a resolver todos os problemas imprevisíveis que vão aparecer no futuro. Então não se gabe, seja sempre humilde consigo mesmo e honesto com os outros.

Vá além. Capaz você é, o resto é escolha, preparo e oportunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas