Quando vou usar isso?

Trigonometria

Confesso. Fui um estudante chato. Não costumava perguntar onde iria usar algo enquanto estudava. Preferia pensar em formas de aplicação, eu mesmo. A internet era um pouco menos diversa nessa época, e não tinha tantos vídeos disponíveis ensinando como beber água ou como viver a vida. Precisávamos ser mais criativos.

Mas é normal, aquela curiosidade, principalmente na hora do cansaço mental: onde danado eu posso usar isso aqui?

Lembro da escola, uma das aulas que gostei bastante foi sobre estatística. Análise combinatória pra ser específico. Na época estava começando a estudar sobre Linux e segurança de redes. Foi divertido poder calcular quantas senhas eram possíveis dependendo do padrão a ser utilizado. Coisa de nerd ;P


via GIPHY


Uma séria que gostava bastante (ainda gosto, mas já vi todas) era Rough Science. Passava na TV Escola como Ciência Nua e Crua. Era similar ao estilo reality show mas, ao invés de pessoas 'aleatórias' ou artistas, eram cientistas.

A série foi produzida pela BBC Two. Foram 6 temporadas, entre 2000 e 2005, e ainda tem nota 9 no IMDb. A equipe do Ciência Nua e Crua era composta por cinco cientistas e a apresentadora. Tinha sempre gente da física, biologia, química, botânica e engenharia. Alguns episódios variavam um ou outro integrante.

Dos vários episódios, lembro ter feito em casa um protótipo de teodolito, muito simples. O que eu fiz só media ângulos verticais, mas ajudou a calcular distâncias.



Neste episódio, eles fizeram um sistema parecido, mas para calcular o ângulo do horizonte com a Estrela Polar. Como a informação de ângulo era bem simples, utilizei para medir distância.


O protótipo de teodolito

Para medir ângulos na vertical ou horizontal, de forma precisa, o teodolito é a ferramenta. Essencial no mapeamento e utilizado largamente na engenharia e arquitetura urbana. Antes do GPS, era a principal ferramenta, e agora o GPS já vem incorporado em alguns modelos desse equipamento.

Os princípios básicos vêm da trigonometria. Você traça um triângulo e, conhecendo alguns dados calcula os demais utilizando as relações trigonométricas.

Você pode montar um com algumas placas de madeira, preto, arruela e um transferidor.


A montagem deve te permitir mover a plaquinha com as arruelas, que servirão de mira para o ponto até onde você deseja medir (medida indireta) a distância.


Perceba que um triângulo pode ser desenhado, relacionando a distância da base do protótipo de teodolito até o ponto de medição e a altura da base até o eixo onde se mede o ângulo.

Para medir o ângulo, tome cuidado. Quanto maior a precisão na medida, melhor será a precisão no cálculo da distância.



Note que a é a distância que você deseja medir. Você observa a partir das arruelas, mirando o ponto desejado.



Anote todos os dados e pronto. É só usar a relação que te for mais conveniente. Eu utilizei esta:


E era essa uma das minhas diversões durante o ensino médio. E não, eu não passava a vida toda fazendo isso ;P, mas eu achava o máximo montar.

Agora.. imagina muito antes disso, o que eu fiz com um alicate, uma escada de metal e alguns fios desencapados. Já contei essa história em algumas aulas de Física Geral 3. Essa e a da chave >D

Essa é uma forma divertida pra quem esquece das relações trigonométricas. Teste, use, senão não vai guardar mesmo. Simule experimentos, estime antes de medir e confira após as medições.

É assim que muitas ideias novas aparecem, quando você se familiariza e deixa trivial o conhecimento que tem até hoje.
E até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas