Pensamentos per.. achados

Enfim, estou com tempo para retomar as escritas, e dei uma vasculhada no bloquinho de anotações (na verdade eu uso o keep) para resgatar alguns pensamentos perdidos.

Já vi muito estudante se perdendo por besteira. Coisas simples que poderiam ter mudado nos hábitos diários que levariam a melhores resultados.

Nunca fui muito focado em uma rotina, e por isso usava estratégias que minassem essa minha mania, quando o risco de sair prejudicado fosse alto. Por exemplo, eu sempre anotava a o calendário de avaliação com a data 1 semana antecipada.




Não que eu só estudasse aquela semana, ou só de véspera, mas isso funcionava quando alguma outra atividade ocupava mais a rotina, me garantia revisar tudo antes da avaliação. Ainda costumo por 3 lembretes para alguns compromissos, em dias distintos.

Do outro lado, como professor, observava alguns dos costumes que eu, de fato, nem pensava que fosse possível. Levei um tempo para entender o quão comum aquilo estava se tornando.

Estudar só por vídeo aula (não tinha isso). Cadê o livro?

Notas de a... foto do quadro. Eu levava um papel e uma caneta, na maioria das aulas. As notas de aula eu preparava em casa, depois de rever os pontos pelos quais o professor passou, usando o livro, lembrando da aula do dia.

Nesses últimos anos, também me deparei com algo que não fez parte da minha vida acadêmica: trabalhar e estudar. Isso, realmente, dificulta bastante.

Tive oportunidade de participar de projetos de iniciação científica e monitoria, até chegar no mestrado, quando a bolsa deu uma ajuda maior nas custas mensais. Mas cada um sabe o que quer e o que tem a disposição na vida. Tento entender o que passa cada um. Sei que existem tantos outros tipos de dificuldades.

Mesmo com tanta diversidade, no bioma que é a sala de aula, sabia que alguns dos problemas mais corriqueiros poderiam ser driblados com pequenas mudanças de atitude.



Numa das anotações, soltei alguns pensamentos:
Como o estudante imagina que o professor prepara uma aula?
Com o estudante se prepara para a aula?
O que o estudante faz depois da aula?
Como funcionam as notas de aula?
Como resolve as próprias dúvidas?
Como pesquisa ou estuda?
Resolve exercícios dos livros?
Estuda com regularidade?
Faz autoavaliação?
Como o estudante se prepara para a prova?
O estudante respeita o momento de descanso?



Como o estudante imagina que o professor prepara uma prova?
O estudante sabe que está sendo avaliado mesmo fora da prova?

Onde estão as respostas?

Vão pensando! Vão pensando! Próxima aula a gente conversa mais sobre isso.



Comentários

Postagens mais visitadas