Memórias de graduação - Parte 1 - O Fera

O Fera

O período de graduação é uma fase na vida de poucas pessoas. Com dados do IBGE, em 2010 foi registrado menos de 12% da população brasileira com nível de instrução em Superior Completo.

Se for observado médio completo e Superior Incompleto, chega a 24,6%.

A vida do Fera, o recém ingressado em um curso superior, é um período de descoberta. E só um período mesmo, pois no segundo período já vida Bola.. ex-fera. tumdum tsss.

Passei um tempo morando fora de casa. Como fiz o início da graduação, no bacharelado em Física, em Campina Grande, morei um tempo na casa dos meus tios e depois fui dividir aluguel com uns colegas, mais próximo da universidade.


Passagem que vai da entrada da UFCG até a Biblioteca Central

Local de convivência próximo a uma das lanchonetes que tem por lá.


Primeiros meses

Maior parte do dia passava na universidade. Às vezes vinha comer em casa. Ia pra dormir. Na universidade, era sala de aula, laboratório e biblioteca.

Os primeiros meses foram bem interessantes. Como tinha algum nível de inglês, quando fui escolher os livros para acompanhar as disciplinas do primeiro período, me aventurei em um livro de cálculo em inglês. Afinal, a linguagem que iria utilizar era 90% matemática.

Mas, claro, que um veterano (daqueles que se aposentam estudantes) foi tirar onda. ;P

Sempre fui muito chato. Ri. Não esquentei com a brincadeira (de todo modo, foi até respeitosa). Não me impediu usar o livro. Muito bom, por sinal.

Acho que era o volume um deste livro:


Mas o que passei mais tempo estudando foi o do Swokowski:


Primeiro impacto

O que marca bastante o primeiro período, em um curso de Exatas, é a disciplina de Cálculo. São muitos conceitos bastante diferentes do que vimos no ensino médio, na maioria das escolas, como o conceito de limite.

De fato, um dos conceitos mais importantes para tudo o que vem depois, a ideia de limite de uma função ajuda na interpretação de dados e o comportamento de modelos matemáticos de fenômenos físicos.


Férias? 

Não curti minhas primeiras férias na praia, ou em casa. Passei boa parte dela no laboratório. Conheci muita, digo, eramos 3 ou 4 colegas, já amigos, no laboratório, fuçando nos equipamentos e inventando experimentos.


Este prédio não tinha na época da minha graduação. Atualmente abriga o grupo de pesquisa em Computação Quântica.

Ensaios de cientista

Alguns professores, 1 ou 2, deram muita força no início, incluindo acesso livre ao laboratório de Espectroscopia Fotoacústica e de Física Moderna. Isso, e o que vou contar a seguir, logo no primeiro período, fez muita diferença nos que vieram depois.

Tivemos uma recepção, organizada pela coordenação e alguns alunos veteranos do curso de Física. Foi apresentado o curso, as possíveis linhas de pesquisa, no que os professores pesquisadores trabalhavam na época, a possibilidade de conseguir bolsa de Iniciação Científica, Monitoria, oportunidades de participação em eventos científicos.


Ainda tem mais

Senti-me realizando um dos dois sonhos que tinha na infância: queria ser super-herói ou cientista.

Já no primeiro ano do curso, meus amigos e eu conseguimos levar trabalhos para o Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. E essa aventura, já é outra história.


E olha só

Não deixa de visitar o site www.garagemdocientista.com.br
É o novo lar de todo material que estou construindo com ajuda do meu irmão que é consultor tecnológico.


Comentários

Postagens mais visitadas