Memórias de graduação - Parte 2 - Primeiro contato

A missão

Aprovados no vestibular para a UFCG. Eu com vaga no Bacharelado em Física, meu amigo em Engenharia Elétrica. Acho que era isso, já tem um tempo. Mas lembro que precisávamos nos apresentar no mesmo dia para realizar a matrícula presencial.

Como morávamos em João Pessoa, viajamos cedo para Campina Grande.

Novados na cidade, fomos da forma mais rápida que um desinformado pode conseguir alcançar seu destino: moto-táxi. Cada um na sua, claro.


Descobertas

Já no campus, buscamos informações básicas do local de matrícula e fizemos todo processo burocrático necessário e, assim, tornamo-nos universitários.

Essa parte foi trivial, sem muito desafio. Como passaríamos algum tempo vivendo naquela Cidade Universitária, resolvemos conhecer cada canto daquele novo espaço.

Desinformados costumam se perder ali dentro. Como não procurávamos nada, estar perdido não nos qualificava. Estávamos, de fato, mapeando o local. ;P

No prédio de Física. Várias salas de professores, laboratórios (sem acesso ainda. Ainda.), salas de aula e salas de estudantes. Já no térreo, o Laboratório de Física Moderna e o Laboratório de Espectroscopia Fotoacústica.

No prédio de Engenharia Elétrica, encontramos algumas salas semi-abertas. Vários equipamentos. Três me chamaram mais: Laboratório de interface homem-máquina, e uma sala de pesquisa com logo da HP e outra da IBM. Já via que muita coisa iria acontecer por ali.

Visitamos a Biblioteca Central e observamos os locais principais, como o RU, Reitoria e alguns locais de convivência.


O retorno

No final da manhã já tínhamos resolvido tudo. E a loucura começou a bater..

- Bora voltar à pé?

- Bora.

- Legal. Assim a gente conhece um pouco mais da cidade, a rota e vê os ônibus que passam por aqui e na rodoviária.

E assim começou. Uma bela caminhada de mais de 5 km numa cidade nova. Sem GPS na época. Guiados pelos sentidos e observando a direção do Sol ;P

Se não me falha a memória, almoçamos no Shopping Luiza Motta, que fica no meio do caminho entre a UFCG e o Terminal Rodoviário. Perto de lá, morei uns meses do primeiro período, na casa do meu tio, antes de me mudar para uma república.





E foi assim, o primeiro contato com a UFCG, Campus Campina Grande, nesse tempo ainda fazia parte da UFPB, e o retorno à cidade na qual passei os primeiros anos da minha infância. Sempre preferi o clima de lá. Mais frio, mais seco, mais tranquilo.

Tinha mais gente de fora lá que no campus de João Pessoa. Dos cinco amigos mais próximos, na graduação, só um era da Paraíba. Pode ser impressão, pode ser nostalgia do primeiro contato, mas tudo começou mais ou menos assim.


-----

Por que acho isso importante?

As memórias, as experiências, devem sempre ser resgatadas. Boas ou ruins, somos resultado de todas as escolhas que fizemos, ou não, e somos preenchidos por tudo o que viemos.

Comentários

Postagens mais visitadas